O terceiro movimento foi realizado nos dias 13 e 14 de setembro na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, localizada no bairro Jardim Felicidade II.
“Uma programação diferenciada que cuida da saúde e promove qualidade de vida” afirmou a senhora Iraci Lima Santos de 69 anos. Com esse intuito que o Expresso do Coração vem realizando ações em Macapá. Neste final de semana, foi a vez do Bairro Jardim Felicidade II receber o atendimento.
Cerca de 60 idosos participaram do movimento na Paróquia Nossa Senhora do Rosário. A programação iniciou na sexta-feira, dia 13, com oferta do exame de eletrocardiograma realizado por enfermeiros da Clínica do Coração Dr. Furlan e orientações psicológicas. Além disso, uma turma de enfermagem da Faculdade de Macapá (Fama) ministrou palestra sobre Saúde da Mulher e desenvolveu dinâmicas.
A manhã deste sábado, 14, iniciou com ginástica laboral e danças circulares desenvolvidas pela profissional de educação física, Karen Barreto. Em seguida, a turma de enfermagem da Fama realizou aferição de pressão arterial e teste de glicemia nos idosos. Os médicos cardiologistas Antônio Furlan e Papaléo Paes, além da médica de clínica geral, Karlene Lamberg, consultaram os pacientes.
Na ocasião, também foi ministrado palestra a respeito da Prevenção do Suicídio com o psicólogo Washington Brandão. A nutricionista Tammy Cadena abordou dicas de alimentação saudável. E o nutricionista Fábio Nery realizou atendimento individual.
“O Expresso do Coração vem crescendo, iniciamos com apenas exames e consultas, e nesse movimento já tivemos uma programação maior e com a presença de outros profissionais. Seguimos em frente em busca de promoção à saúde e qualidade de vida aos idosos”, destacou o médico cardiologista e coordenador do projeto, Antônio Furlan.
Laiza Mangas
Jornalista e Assessora de Comunicação