Alimentos que protegem o coração
Entenda como você pode melhorar a saúde do seu coração com pequenas atitudes diárias.
A saúde do coração depende de boas escolhas alimentares e sabemos que existem inúmeros alimentos que fazem mal à saúde, mas o que muita gente ainda não sabe é que alimentos simples do nosso dia a dia podem ajudar muito na promoção da nossa saúde cardíaca.
Feijão, soja, tomate, azeite, aveia e banana são alguns dos alimentos que consumimos diariamente e que fornecem nutrientes essenciais à saúde do nosso coração. Eles possuem diversas vitaminas, minerais, fibras e proteínas que, na quantidade ideal, podem ser muito boas para o nosso organismo.
Os grãos como o feijão e a soja, por exemplo, possuem proteínas que auxiliam na redução dos níveis de colesterol no sangue. O tomate é rico em licopeno (é a substância que dá a cor avermelhada aos alimentos e está presente também na beterraba, melancia etc.) e, por sua ação antioxidante, é um grande aliado na prevenção de doenças cardiovasculares.
O azeite extravirgem possui a gordura mais saudável de todas, ajuda a diminuir o colesterol ruim (LDL) e aumentar o bom (HDL). A gordura monoinsaturada é fonte de vitamina E, além de minerais e antioxidantes, como os polifenois, capaz de combater os radicais livres, que envelhecem as células.
A aveia e a banana são fontes de fibras solúveis, que diminuem os níveis de colesterol no sangue e aumentam a sensação de saciedade. A banana ainda contém altos índices de potássio, um mineral muito importante para o bom funcionamento muscular e indicada para pessoas que fazem uso de medicamentos diuréticos (que contribuem para diminuição do acúmulo de liquido) no combate à pressão alta, pois tem a capacidade de repor o potássio eliminado na urina.
Além deles, alimentos não tão frequentes no cardápio diário do brasileiro, como peixes, castanhas e vinho são ótimas opções para cuidar da saúde do coração, pois possuem elementos como ômega 3, proteínas, fibras, vitaminas, minerais e resveratrol (substância com efeito antioxidante presente na casca das uvas vermelho-escuras) e gorduras saudáveis (como a poli-insaturada, presente nas oleaginosas) que ajudam na redução do colesterol ruim. O consumo deles, no entanto, deve ser moderado, pois possuem uma quantidade considerável de calorias e álcool, no caso do vinho, especificamente. Mas uma grande dica para substituir o uso do vinho são os sucos de uva integral.
E para terminar, uma boa notícia. O chocolate também entra nessa lista, já que possui flavonoides e ácido gálico, que são antioxidantes que ajudam na proteção dos vasos sanguíneos. A ressalva é que a preferência seja do chocolate amargo e o consumo moderado, pois apesar das substâncias benéficas, contém gorduras e alto índice calórico.